O Homem no Espelho

Nós alunos das 6ª séries temos o prazer e satisfação de escrever estas poesias. No momento em que estávamos escrevendo-as, em nosso pensamento despertava emoções, rimas, sentimentos que nos deixava aliviados por saber que estaríamos escrevendo uma boa poesia. Por isso, desejamos, a você internauta, uma boa leitura das poesias criadas por nós. Alunos das 6ª séries

quinta-feira, agosto 31, 2006

Gabriela Karina

Espelhando-se nas amizades boas

Na vida, temos muitos amigos,
Que devemos amar e respeitar,
Amigos bons e ruins,
Mas às vezes é difícil de notar.

Os ruins, te levam para o caminho errado
O caminho do ódio, da raiva,
Da má educação,
Ou seja, o caminho da perdição.

Já os bons, levam você para o caminho certo,
O caminho do amor, da compreensão,
E faz de você uma pessoa educada,
Ele sempre está do seu lado, e você não tem medo de nada.

Nos amigos bons, você deve se espelhar,
Imagine que ele é um espelho na hora de vê-lo,
Já dos falsos, você deve se afastar,
Pois seu coração, ele s pode machucar.

O espelho é muito útil numa amizade
Mas só nas amizades boas,
Pois, se espelhando nas ruins,
Seu coração fica cheio de maldade.

Em suas amizades,
Tenha sempre um espelho em seu coração,
Espelhe-se nos amigos bons
Pois eles sempre te darão as mãos.


Gabriela Karina Widmuüller

Samara


Espelho
Vejo aquele rosto
E já não reconheço.

Quem é? Pergunto-me
Chego a conclusão que ainda não sei.

Estou tentando descobrir.

Não sei exatamente quem é

Mas parece que só eu conheço essa pessoa de verdade

É como se sentisse o que ela está sentindo,
Procuro seus defeitos e me farto deles

Vejo aquele rosto...
Observo com mais calma
Lágrimas escorrem através daquela triste expressão.

Observo com mais atenção ainda
Percebo que é apenas um simples espelho
E esse rosto, o meu reflexo.

Samara de Souza Maciel

quarta-feira, agosto 16, 2006

Samantha


Vida no espelho
Se você não se olhar no espelho
Não conhecerá suas virtudes e seus defeitos
Você, muitas vezes na vida vai se enganar.

Ande sempre de bem com a vida
Não se deixe levar pelas pessoas falsas e intrometidas
Ouça o que o homem do espelho tem a dizer.

Se você souber cuidar só de sua vida,
Você vai superar os desafios mais difíceis e perigosos
Viva a vida como deve ser vivida.

Samantha Riba Ocker

Cleber








Espelho Meu

Parei e olhei no
Espelho, as mentiras

Que tinha dito

Sei que mentir
É errado, mas,
Às vezes, é preciso.

Quando minto,
Minha consciência pesa
Ouço então,
A voz do homem no espelho,

Dizer- me:
Aonde você quer chegar?

Cleber Natan Ramos

Diogo


Se não fosse aquele espelho

O homem que é homem se olha no espelho,
Mulher que é mulher se olha no espelho
E enxerga os podres de sua alma.

Não bastou se olhar sozinho?
Não viu o que o homem ou a mulher
Que há dentro de você diz?
Pois a pessoa que não se enxerga sozinha,
É aquela que tem que ser humilhada,
Precisa que outra pessoa lhe diga
O que há de errado.
Que VERGONHA!
Escute o que a sua alma lhe diz,
Cabeça erguida e não arrogância.

A pessoa que usa máscaras diante dos outros
Será desmascarada pelo próprio homem do espelho,
Ele lhe acusará.
Tome cuidado, ouça que ele tem a dizer,
Senão, sofrerá pelo resto da vida.

Diogo Roberto Twardowski

Jefferson


O espelho meu

O homem do espelho sou eu,
Por que não vejo mais ninguém
Além de mim no espelho.
Eu sou o que vejo:
Um menino gentil, esperto e às vezes sincero.
.
Eu sei que ser sincero é certo
Mas às vezes é preciso mentir,
E quando eu minto, fico muito nervoso

E com a consciência pesada.

Para não ficar nervoso, vou mentir menos
Falar mais a verdade,
Assim ficarei menos nervoso, e com a consciência leve.

Jefferson Schimidt

Bianca






ESPELHO DO FUTURO

TENTO PERCEBER O QUE ESTÁ AO MEU REDOR
ELE QUER QUE EU FAÇA O MEU MELHOR
TENTO SER UM CARA LEGAL
PARA DEPOIS O ESPELHO
NÃO FALAR MAL.

EU SEI QUE VOU MORRER
TENHO QUE SABER AGORA O QUE FAZER
ERROS, SEI QUE VOU COMETER
MAS TAMBÉM SEI QUE VOU RESOLVER.

TENHO MUITA COISA QUE APRENDER
SER MAIS RESPONSÁVEL
E TER CONSCIENCIA DO QUE VOU FAZER
PARA DEPOIS NÃO ME ARREPENDER.

BIANCA SANDY RATHUNDE

sexta-feira, agosto 11, 2006

Gabriel M. Steiner


Minha máscara caiu
Deixei a máscara cair
Meu rosto foi exposto
Tentei colocá-la de novo
Impossível....

Quando vou ao espelho
A máscara não serve mais
Pois a verdade foi descoberta
Eu a revelei.

O que farei? Fui descoberto.
Farei o errado e assumirei
Farei o bem e ficarei aliviado
Agora posso olhar o
Homem do espelho sem
me esconder.
Gabriel Montagnoli Steiner

Juliana


Visão

Sempre pensei que era uma
Simples visão, aquele espelho,
Que parecia
Ler meu coração.

Percebi que tinha feito algo errado
Aquele espelho mostrou o reflexo
Do meu rosto cheio de lágrimas,
E de arrependimento.

Percebi que aquele espelho não
Servia apenas para mostrar
A minha beleza, mas também
Para me fazer pensar e parar de errar.

Juliana panato Ribeiro

Luciane

Ela sabe de tudo

Não sou inspetora
Nem um modelo
Sou uma menina
Que precisa muito se olhar no espelho.

Acho que sou muito
Mandona e orgulhosa
Para certas pessoas isso é ruim
Já para outras, nem tanto...

Nunca consegui enganar a mulher
do espelho, desisti de tentar,
Acho que com esforço
Sei o caminho a trilhar!

Luciane Haristsch

sexta-feira, agosto 04, 2006

João Henrique

Eu no espelho

Quando me olho no espelho
Vejo que sou meio bagunceiro
Paro e percebo o que fiz.

Se magoei meus professores
Por que fiz?
Para me divertir?

Não gosto às vezes,
De minhas atitudes,
Alguma coisa lá dentro de mim, diz:
Arrependa-se!

João Henrique Bechkauser

Renan

EU ESTOU REFLETINDO

Meu nome é Renan,
Sou natural de São Luis do MA,
Sou nordestino de coração,
Já atravessei quase todo o Brasil.

Sou um cara feliz,
Tenho uma família maravilhosa
Também excelentes amigos e amigas,
E excelentes professores na escola.

Não gosto muito de estudar
Mas a bola eu sei jogar
Não tenho tudo que queria
Porém se tivesse, seria fantasia.


Renan Soeiro

quarta-feira, agosto 02, 2006

Fernando


O meu eu

Durante nossa vida,
Enfrentamos muitos obstáculos,
Por isso, jamais deixarei
De me olhar no espelho.

A realidade nos assusta
Não queremos ver, nem ouvir.
Precisamos enfrentá-la
Com muita coragem.

Usarei a minha personalidade,
Ouvirei sempre o que diz o meu eu
Quando ele quiser me ajudar.

Espero que a minha caminhada
Na vida, seja repleta de realizações
Sem perder o que há
De mais importante, o meu EU.

Fernando Antonio Barbi Landmann

Lucas Lamin

Encarando-se

Se você quer se encarar
Olhe no espelho
Se você faz bagunça
Sentirá a culpa.

Se você se encrencar
Terá que se enfrentar
No espelho fará descobertas
Saberá quem você é.

Olhar no espelho faz bem
Saberá seus erros
E tentara fazer os acertos
Isso é um recado para ‘‘TODOS’’!


Lucas Lamin Mira

Antonio Carlos

Reflexo


Olhe no espelho que ele falará
Se és um amigo ou um inimigo
O espelho é o teu reflexo
Aquilo que você pensa.

O espelho é uma barreira
Que você tem que enfrentar,
Fale a verdade para teus amigos ou
O espelho poderá te chamar de inimigo.

Fique na tua
Não te meta em encrenca
Que o espelho o chamará de
‘‘AMIGO’’.


Antonio Carlos Haveroth

Maicon Júlio


Dúvida

Será que na vida,
Se um homem fizer mal a alguém,
Até o final dela, ele poderá se redimir?
E olhar no seu olhar?Poderá?

Quando uma pessoa finge cumprir um dever
E todos a aplaudem,
Mostra-se a melhor, mesmo sabendo que tudo
Foi conquistado por uma mentira
Isso é falsidade consigo mesmo.

Todos os dias, todas as horas,
Ou sempre que puder;
Olhe-se no espelho,
Pergunte se o que você faz está certo!

Maicon Julio Bachtold

Richard


Tem alguém no espelho

Manhê, tem alguém no espelho, quem?
Uma pessoa, vem aqui ver,
Mas este é o seu rosto.
Ah! é! não sabia?

Tchau tenho mais o que fazer
Meu Deus era eu no espelho?
Nem acredito que seja eu,
Parece mais um monstro, com cara de político,
Daqueles bem mentirosos.

Filho, você já escovou os dentes?
Sim mãe, não se preocupe.
Oh não!Essa pessoa do espelho está ficando mais feia,
Desisto, caiu a minha máscara.

Eu sou a pessoa do espelho,
Sou muito mentiroso, não consigo
Fazer as coisas direito.
As provas da escola são todas dez,
Mas eu colo dos outros.

A partir de hoje, sou um novo homem e não um rato.
Faça isso logo por que
Uma hora sua máscara vai cair também...

Richard Fietz

Maycon




Minha vida e o espelho

No meu dia-a-dia eu brinco,
Estudo e faço várias coisas normais
Em silêncio e atentamente.

Ele sempre me guia nos caminhos
Difíceis e me corrige quando estou errado.
Me consola nas derrotas e comemora
Comigo nas minhas conquistas.

Este homem do espelho é verdadeiro
E fala no que devo melhorar,
O espelho onde ele está é o nosso coração.
Mas este homem do espelho para mim, é DEUS.


Maycon Patrick Junckes

Luan Borges

Meu espelho

Quando conseguir tudo o que quero
Na luta pela vida
E o mundo fizer que eu
Me sinta melhor ou me ajude
Nos piores momentos
Da minha vida
Eu só terei que agradecer
Não consigo fazer mal
Mesmo quando faço, me arrependo
E quando faço alguma
Coisa errada com as pessoas
Alguma coisa me faz me sentir mal
Pois às vezes me arrependo
E peço desculpas.

Luan Borjes

Claudio


DO OUTRO LADO

Sempre há alguém do outro lado,
Sempre há alguém o olhando,
Esse alguém é você mesmo,
O único que nunca poderá enganar.

Você pode mentir,
Você pode fingir,
Você pode roubar,
Mas ele sempre saberá.

Você pode mentir para todos,
Mas ele sempre estará cobrando isto,
Ele sabe de tudo,
De suas verdades e mentiras,
De seus erros e acertos.

No fim você será julgado,
Por tudo aquilo que fez,
Pense bem antes de tentar enganar o homem do espelho,
Pois tentará enganar a você mesmo.

Cláudio Augusto Barbosa